terça-feira, 16 de junho de 2015

Maioria dos estudantes da UNICV trabalham para custear as proprinas



Deisy de Pina Jornalismo
Cláudia Moreira Jornaismo
Muitos estudantes universitários trabalham e depois estudam. Com isso conseguem custear as propinas e outras despesas mensais e diárias. São estudantes na sua maioria filhos de familiais com poucos recursos e por causa disso fazem as duas coisas ao mesmo tempo.

«Não há tempo para nada, nem para estudar. Faço isso á noite ou de madrugada quase na hora de levantar para ir novamente para a batalha», explica Zuleica estudante de LPCV na UNICV.

João Paulo Jornalismo
Dina Almeida Jornalismo
Alguns trabalham desde o início do curso, pagam as propinas e ajudam os pais e os irmãos mais novos. Estudantes que vem das ilhas e outros que vem das localidades do interior de Santiago em busca de dias melhores.

 «Trabalho cerca de um ano de segunda a Sábado. Entro as sete e trinta e volto para a casa às 14 horas. Não almoço e tenho que estar na sala pelo menos as 14 e dez minutos, senão perco uma parte da matéria. Estudo á noite, às vezes durmo em cima do caderno e tenho que levantar bem cedo para poder chegar a tempo no posto de trabalho. É difícil mas para vencer temos que lutar», explica Dina Almeida aluna de Jornalismo.
Zuleica Andrade LPCV

Os estudantes disseram que trabalhar e estudar é estressante, cansativo, intenso e extenso, difícil, etc. Zuleica finalizou dizendo que fazer a duas coisas não é fácil mas com isso aprende-se a valorizar os esforços dos pais e a estudar com mais força e garra.




Sem comentários:

Enviar um comentário